As diferentes visões da energia nuclear

28 07 2010

Olá a todos!

Bom, esse post está sendo feito 3 horas da manhã e será o meu último post nessas férias. Finalmente terei férias de verdade, vou viajar daqui a pouco.

Esse é um assunto que eu sempre quis tratar aqui no blog, por ser um dos temas mais polêmicos a serem debatidos.

Uma breve introdução do que é a energia nuclear:

A energia nuclear consiste, basicamente, em utilizar a energia liberada numa reação nuclear.  A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar essa energia nuclear, convertendo o calor que ali é emitido em energia elétrica. A questão é a seguinte, isso pode acontecer controladamente em um reator nuclear ou descontroladamente em uma bomba nuclear.

A energia nuclear, por mais que seja altamente sustentável, não liberando nenhum produto poluente em sua reação, ela é altamente arriscada. O problema é, portanto, o de impedir que ela escape dos reatores nucleares em funcionamento e o de armazenar os resíduos radioativos (o “lixo nuclear”). Não se conseguiu até hoje fazer um reservatório adequado para guardar esse “lixo” que seja definitivo, apesar de já existirem 70 mil toneladas guardadas em depósitos provisórios no próprio local onde se encontram os reatores nucleares.

Além disso, sabemos que o urânio é um dos reagentes utilizados na produção da energia nuclear. E também sabemos que o “urânio enriquecido” é utilizado pra armas nucleares. Ou seja, além de ser uma fonte de energia cara e arriscada, ela também incentiva produção dos piores tipos de indústrias bélicas.

Para evitarmos eventos em Angra como o de Chernobyl e catástrofes como no Japão, na Segunda Guerra Mundial, não deveríamos correr o risco de investirmos tanto em uma energia como a nuclear. O seu dano é irreversível, deixando marcas de radioatividade até hoje nos locais desses ocorridos.


Ações

Information

Deixe um comentário